-->
Pesquisa personalizada

domingo, 1 de março de 2009

Batismo de Jesus



Ao longo de toda a história, 0 ser humano reconheceu que a água encontra-se no centro de todos os processos ligados a vida. Os grandes sistemas religiosos consagraram a água um lugar especial, sempre relacionado aquilo que pode existir de mais puro e profundo no espirito humano. 0 componente basico dos seres vivos e água. Para muitos seres vivos - como os peixes, algas e demais organismos aquáticos- além de formar 0 corpo, a água constitui 0 seu meio ambiente.
Rio Nilo-Egito
Contudo, cada a tipo de sociedade desenvolveu, ao longo da história, suas próprias formas de distribuir e utilizar a água. A nossa forma de viver em sociedade, voltada para a prodção e para 0 consumo de inumeros produtos, criou a necessidade de utilizarmos enormes quantidades de água. Isso tem contribuido, como em nenhum outro momento da história, para a destruirção das fontes de água potável e para a poluirção dos rios, lagos e lenrçóis de água subterrâneos.
Para preservar as nossas fontes de água potável precisamos cuidar da natureza. A água interliga os diversos fenómenos da natureza que ocorrem em nosso planeta Terra. E como se fosse 0 sangue do planeta Terra. 0 usa inadequado da agua, relacionado a nossa forma de viver em sociedade, produzdestruicções e desequilíbrios na natureza, colocando em risco a vida de todos os seres do planeta Terra.
Planeta Marte
A água e um sinal tão forte da presença de vida que osc ientistas que estudam os outros planetas procuram saber se existiu água neles. Nos primeiros meses de 2004, as meios de comunicação noticiaram 0 sucesso da expedirção que colocou robos na explorarção de Marte. A principal notícia foi a seguinte: "A Nasa, agência espacial americana, disse que um de seus robôs as na superfície de Marte descobriu que 0 planeta já teve água suficiente para a existência de vida. Ainda não foi encontrado um sinal que indique a existência de vida em Marte. Mas, a principal condirção foi encontrada. Descobriram que Marte já teve muita água, a suficiente para a existencia de vida.
Fonte:ProjetoFasendo Escola(SEEDUC/2006)
Imagens:

O Consumo De Água Pelo Organismo

De forma parecida com a natureza, 0 organismo humano não pode sob reviver sem os líquidos do corpo, como 0 sangue,compostos principalmente de água.
Uma pessoa com 90 kg deve consumir cerca de 3 litros de agua por dia. 0 consumode água ocorre mediante a ingestão direta da água pura (de boa qualidade), outras bebidas que contém água ou atraves da alimentaação.
Uma pessoa pode ficar até 40 dias sem sealimentar. Porém, ela não sobrevive mais do que 7 ou 8 dias sem consumir água !

Uma Molécula de Água

A água é uma substância representada pela formula HzO. A formula HzO representa a molecula daagua. Isto quer dizer que cada molecula de agua e formada par dais atom as de hidrogenio (H) ligadosa um atomo de oxigenio (0).

Imagine a seguinte experiência. Suponha que você pudesse "dividir", muitas vezes, uma certa quantidadede água. Conforme a divisão fosse avaçando, você encontraria como resultado uma quantidade menor de água. Até que ponto poderiamos continuar "dividindo" a água ? Os cientistas provaram que a menor particula da substância água, que continua a ter as mesmas caracteristicas ou propriedades da água em geral, e a molécula de agua, formada por dois atom os de hidrogenio e um átomo de oxigenio. Amenor particula de água que mantem as caracter´ssticas ou propriedades da água em geral e a moleculade água, representada pela formula H2O.

E possivel decompor a molécula de água. Neste caso, estariamos separando as atomos de hidrogenio(H) do atomo de oxigenio (0). Isto e conseguido num aparelho que faz a eletrolise da água. Eletrolise da água significa fazer passar uma corrente elétrica pela molécula de água para romper as ligações de hidrogênio com a oxigênio.


Quando 0 hidrogênio e 0 oxigênio encontram-se separados, apresentam caracteristicas totalmente diferentes das propriedades da água. Isto e, quando não estão compondo a água, a oxignio e 0hidrogênio sac gasosos. 0 Oxigênio e um gás que ajuda a queima (comburente) e 0 hidrogênio em presença de uma chama causa explosão, ou seja, queima (combustivel). Você já ouviu falar que 0hidrogênio sera 0 combustivel do futuro?o termo "agua oXigenada" significa uma molecula com outras características bem diferentes da água,apresentando dois atomos de hidrogênio e dois atom as de oxigênio. Em contato com 0 nosso sanguel ibera oxigênio, que serve para matar certos organismos.

Água: Solvente Universal

Existe uma outra caracteristica da substância água que e muito importante para a vida dos organismos e para 0 funcionamento da natureza. A água e um excelente solvente, a ponto de ser chamada de"solvente universal". Para entender esta afirmação, você precisa saber 0 que é um solvente e 0 que eu m soluto. Acompanhe a sequencia:

1) Colocamos uma colher de açúcar num copo de água.

2) Misturamos bastante a agua e a açúcar.

3) Percebemos que, apos algum tempo, 0 açúcar parece que desapareceu.

Ora, sabemos que 0 acúcar não "desapareceu". Basta provar a mistura para sentir 0 seu sabor adocicado.a acúcar naã esta visível, mas esta lá, misturado a água. Esta mistura da água com açúcar e um bomexemplo de solucção.

Agora que você já sabe a que e uma molécula, sera mais facil entender a que ocorre em uma solucção. As moléculas do açúcar e as moléculas de água estão distribuidas na solucção de uma forma tal quevocê não consegue distinguir entre si, a açúcar e a água, pela visão. Portanto, as menores particulas(moléculas) de água e de açúcar não perdem suas caracteristicas na solução. Continuamos a ter água e açúcar, mesmo não sendo possivel diferencia-las entre si mediante a visão.

A solucão possui sempre duas partes principais: a solvente e 0 soluto. De acordo com a nosso exemplo,o solvente e a água e a soluto e 0 açúcar. a solvente neste caso ocorreu em maior quantidade e asoluto tende a desaparecer na solucção. A água forma muitos tipos diferentes de soluções, dissolvendo muitas substâncias sólidas, líquidas e gasosas. Por esse motivo, e chamada solvente universal.

Existem três tipos de solução:
Diluidas: apresentam pouco soluto.
Concentradas: apresentam bastante soluto.
Saturadas: apresentam muito soluto a ponto de podermos notar a sua presenc;:a na solução.

Um importante papél da água em nosso organismo deve-se, em grande parte, ao fato da água ser um otimo solvente. Graças a esta caracteristica, a água dissolve e transporta outras substâncias importantes para a manutenção da vida.


Imagnes:
<>
Através do sangue a água proporciona a transporte de substancias no corpo humano. O organismo de um ser humano adulto contém entre 5 e 6 litros de sangue. Aproximadamente55%do sangue do ser humano e constituído delíquido chamado plasma e a parte restante, aproximadamente 45% do total,é constituída de células (hemacias, leucocitos e plaquetas).

O plasma é composto em grande parte de água. Logo,transporta as substancias nutritivas nela dissolvidas para tadas as regiõs do corpo, retira resíduos a serem eliminados peloo rganismo e distribui hormonios produzidos pelas glandulas endocrinas para regular a funcionamento de outros orgãos.
O sangue também age como reservatório de água, fornecendo ou retirando água das células, conforme a necessidade. O coração funciona como uma bomba, movimentando a sangue em nossos vasos sanguíneos, a que chamamos circulação.
Uma vez que 0 sangue circula no organismo recolhendo os alimentos no intestino e a oxiênio nos pulmões, e correto dizer que uma das funções do sangue e distribuir os alimentos e 0 oxigênio. aos diversos orgaos do corpo humano. Moleculasde alimentos sac dissolvidas no plasma. a Oxigênio combina-se com a hemoglobina dentro das hemacias.
Par outro lado, ao circular no organismo, 0 sangue retira das celulas do corpo 0 gás carbônico e as resíduos. a gás carbônico vai para as pulmões, sendo expelido para 0 ar. Os residuos são retirados do sangue por dois filtros, os rins, que despejam para fora sob a forma de urina.
Outra funrção do sangue e distribuir células leucócitos para com bater microrganismos causadores de doenças em nosso corpo.
Imagnes:
 
©2007 '' Por Elke di Barros
Pesquisa personalizada
BlogBlogs.Com.Br